Você sabia? Varizes em estágio avançado podem evoluir para uma dermatite ocre.
- Fernando Henrique Brondi
- 7 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Manchas amarronzadas e avermelhadas que podem surgir nas pernas, principalmente na região da tíbia e tornozelos - essa é a descrição da dermatite ocre, uma consequência das varizes quando se encontram em estágio mais avançado.
As manchas, em geral, não são sensíveis ou geram algum tipo de dor, apenas provocam o incômodo estético. Entretanto, podem indicar problemas mais sérios e que precisam de atenção.
A doença ocorre devido ao mau funcionamento das veias, que causa uma hipertensão no local. O sangue fica represado na parte inferior da perna, aumentando a pressão arterial - o que pode levar a um extravasamento de sangue e ao acúmulo de um pigmento chamado “hemossiderina” na pele. A cor amarronzada ocorre por causa do acúmulo desse pigmento nos tecidos, que é resultante da destruição das hemoglobinas carregadas de ferro. Ao se fixarem na pele, elas desencadeiam a cor característica.
Além das varizes, outros fatores podem contribuir para o surgimento e desenvolvimento da dermatite ocre, como por exemplo:
✅Permanecer muito tempo na mesma posição
✅Excesso de peso
✅Trombose venosa em membros inferiores
✅Outros problemas que dificultem o retorno do sangue nas veias
A dermatite ocre possui difícil reversão, mesmo após o tratamento das varizes. E o seu tratamento pode exigir o acompanhamento conjunto entre o cirurgião vascular e o dermatologista. Por isso, o melhor é prevenir.
O tratamento das manchas é tão importante quanto o tratamento das doenças que causam a condição. Por isso, faça consultas regulares com a sua cirurgiã vascular de confiança para evitar um diagnóstico tardio e diminuir as chances de complicações.
👩⚕Médica especializada em Cirurgia Vascular
🔸CRM: 31514-SC
🔸RQE: 21033 e 21034
📞 (47) 3355-2834
💻 www.dranataliagianini.com.br
.
📍 Av. Otto Renaux, 445 – São Luiz
📍 Brusque/SC – CEP: 88351-301
➡BRUSLIFE CENTRO MÉDICO
➡Shopping RIVER MALL
Comments